A

Acionista – Qualquer pessoa ou qualquer tipo de instituição que possui pelo menos uma ação da empresa.

Acionista Controlador – O acionista que detém Poder de Controle na Companhia.

Acionista Majoritário – É como se designa o acionista que detém uma quantidade de ações com direito a voto que lhe garante o controle acionário de uma empresa.

Acionista Minoritário – Aquele que detém quantidade de ações que não lhe garante o controle de uma empresa.

Ação – É a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas. É, portanto, um título patrimonial e, como tal, concede aos seus titulares, os acionistas, todos os direitos e deveres de um sócio, no limite das ações possuídas.

Ação Ordinária – Ação com direito a voto nas deliberações das Assembleias Gerais da Companhia.

Ação Preferencial – Ação sem direito a voto, com prioridade no recebimento de dividendos.

After Market – Nome dado ao pregão eletrônico que ocorre após o fechamento do pregão regular da bolsa.

AGE – Assembleia Geral Extraordinária, não tem periodicidade pré-determinada ou definida.

AGO – Assembleia Geral Ordinária, realizada uma vez no ano tendo data certa para se realizar.

Aviso de Sinistro – Comunicação da ocorrência de um sinistro que o Segurado realiza à Seguradora, assim que dele tenha conhecimento.

B

Balanço Patrimonial –  Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade em um determinado período de tempo.

B3 – A B3 Brasil, Bolsa Balcão é uma empresa de infraestrutura de mercado financeiro, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão, o que inclui a criação e a administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities. A B3 também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro.

BDFBancassurance Distribution Fee são os valores recebidos pela Companhia em decorrência do direito outorgado por meio do Instrumento de Outorga.

C

Comissionamento – Indicador que considera o custo de aquisição em relação ao prêmio ganho dos produtos.

Comitê de Auditoria Estatutário – COAUD – É um órgão colegiado, com funcionamento permanente, como órgão auxiliar do Conselho de Administração, ao qual se reportará diretamente, com funções de auditoria e de fiscalização sobre a qualidade das demonstrações contábeis e efetividade dos sistemas de controle interno e de auditorias interna e independente.

Comitê de Elegibilidade – Comitê Estatutário da Caixa Seguridade com competência para opinar sobre o preenchimento dos requisitos e a ausência de vedações dos indicados e verificar a conformidade do processo de avaliação dos Administradores e dos Conselheiros Fiscais.

Comitê de Transações com Partes Relacionadas – É um órgão auxiliar da Administração, de caráter permanente, vinculado diretamente ao Conselho de Administração. Compete ao Comitê de Transações com Partes Relacionadas opinar, previamente à aprovação da Diretoria e do Conselho de Administração, quanto à realização das transações com partes relacionadas, conforme definido na Política de Transações com Partes Relacionadas, bem como quanto às revisões e rescisões dos contratos entre partes relacionadas, sendo que tais transações, revisões ou rescisões só serão aprovadas mediante o voto favorável do membro independente eleito pelos acionistas minoritários.

Companhia, Emissora – Caixa Seguridade Participações S.A.

Conselho de Administração – É o órgão colegiado encarregado do processo de decisão de uma organização em relação ao seu direcionamento estratégico. Compete ao Conselho de Administração, conforme o melhor interesse da organização, monitorar a diretoria, atuando como elo entre esta e os sócios.

Conselho Fiscal – É o órgão encarregado de fiscalizar os atos da Administração.

Consórcio – Reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por administradora de consórcio, com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.

Contribuição – Valor correspondente aos aportes destinados ao custeio dos planos de previdência.

Cotação – É o valor de qualquer ativo em oferta de compra ou venda no mercado.

Cotação de Abertura – Cotação de um título na primeira operação realizada em um dia de negociação.

Cotação de Fechamento – Última cotação de um título em um dia de negociação.

Cotação Máxima – A maior cotação atingida por um título no decorrer de um dia de negociação.

Cotação Média – Cotação média de um título, constatada no decorrer de um dia de negociação.

Cotação Mínima – A menor cotação de um título, constatada no decorrer de um dia de negociação.

Cross-selling – Venda de um produto/serviço de uma linha para um cliente que já possui produtos/serviços de outra linha.

CSH – Caixa Seguros Holding, nome alterado para CNP Seguros Brasil na AGE de 14 de fevereiro de 2021.

CVM – Comissão de Valores Mobiliários, tem como objetivo fiscalizar, normalizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

D

Data Ex-Direito – Data em que uma ação começará a ser negociada ex-direito (dividendo, juros sobre capital próprio, bonificação e subscrição), na bolsa de valores.

Demonstrações Contábeis – Demonstrativos contábeis e demais informações apresentadas pelas empresas, que relatam a situação econômica e financeira de uma companhia.

Disclosure – É a divulgação de informações. Realizado de acordo com práticas de mercado e normas de órgãos oficiais reguladores dos mercados de capitais, no sentido de divulgar todas as informações relevantes, boas ou más, que possam influenciar numa decisão de investimento naquela companhia.

Dividendo – É a parcela do lucro ou reservas de lucros a ser distribuída ao titular, sócio ou acionista, a título de remuneração do capital próprio.

E

ESG – Sigla em inglês para definição da sustentabilidade empresarial: Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). É uma forma de se referir ao que as empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

Ex-Direitos – Denominação dada a uma ação que já teve exercidos os direitos concedidos por uma empresa.

F

Fato Relevante – É qualquer decisão do Acionista Controlador, deliberação da Assembleia Geral ou dos Órgãos de Administração ou qualquer outro ato ou fato de caráter político-administrativo, técnico, negocial ou econômico-financeiro ocorrido ou relacionado aos negócios da Companhia, suas Controladas e Coligadas, que possam influir de modo ponderável (i) na cotação dos Valores Mobiliários, (ii) na decisão dos investidores de comprar, vender ou manter aqueles Valores Mobiliários ou (iii) na decisão dos investidores de exercer quaisquer direitos inerentes à condição de titular dos Valores Mobiliários.

Follow on – Ofertas públicas subsequentes realizadas pela empresa após a abertura de capital e a oferta inicial.

Free Float – Ações destinadas à livre negociação no mercado.

FUNGETUR – Linha de crédito de Capital de Giro destinada às empresas do setor do turismo.

G

Não há referências para esta letra.

H

Holding – Trata-se de uma corporação constituída para participar do capital social de outras empresas.

Home Broker – É um moderno canal de relacionamento entre os investidores e as sociedades corretoras, que torna ainda mais ágil e simples as negociações no mercado acionário, permitindo o envio de ordens de compra e venda de ações pela Internet, e possibilitando o acesso às cotações, o acompanhamento de carteiras de ações, entre vários outros recursos.

I

IBNR – A Provisão de Sinistros Ocorridos e Não Avisados (IBNR) é constituída mensalmente para a cobertura dos valores esperados relativos a sinistros ocorridos e não avisados, incluindo os sinistros administrativos e judiciais.

Índice combinado (IC) – Relação dos custos operacionais totais em relação aos prêmios ganhos e receitas com produtos em regime de capitalização.

Índice combinado ampliado (ICA) – Além das variáveis do Índice Combinado considera o Resultado Financeiro em seu cálculo.

Índice de comissionamento – Proporção entre os custos de aquisição e os prêmios ganhos.

Índice de despesas administrativas (IDA) – Relação das despesas administrativas e despesas com tributos em relação aos prêmios ganhos e receitas com produtos em regime de capitalização.

Índice de despesas gerais e administrativas – Relação das despesas gerais e administrativas com a margem operacional de cada período.

Índice de sinistralidade – Indicador que avalia a sinistralidade em relação ao prêmio ganho.

IPO – “Initial Public Offering”, o primeiro lançamento de ações no mercado é chamado de Oferta Pública Inicial.

J

Não há referências para esta letra.

K

Não há referências para esta letra.

L

Não há referências para esta letra.

M

Market Share – Participação de mercado.

MEP – Resultados de investimentos em participações societárias decorrentes da aplicação do Método de Equivalência Patrimonial.

N

Negócios de Risco – Ramos do segmento de seguros e os serviços de assistência.

Negócios de Acumulação – Planos de Previdência Privada, os títulos de Capitalização e os grupos de Consórcios.

O

OPA – Oferta Pública de Aquisição de Ações.

P

Pagamento único (PU) – Título de capitalização ou Prêmio Emitido de Seguro que prevê a realização de um único pagamento.

Pagamento mensal (PM) – Título de capitalização ou Prêmio Emitido de Seguro que prevê a realização de um pagamento, a cada mês da respectiva vigência.

Parcerias em run-off – São as parcerias identificadas como não estratégicas e em processo de descontinuação.

PDR – A Provisão de Despesas Relacionadas é constituída mensalmente para a cobertura das despesas relacionadas ao pagamento de indenizações ou benefícios, e deve abranger tanto as despesas que podem ser atribuídas individualmente a cada sinistro quanto as despesas que só podem ser relacionadas aos sinistros de forma agrupada.

PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre, para designar planos que, durante o período de diferimento, tenham a remuneração da provisão matemática de benefícios a conceder baseada na rentabilidade da(s) carteira(s) de investimentos de FIE(s), no(s) qual(is) esteja(m) aplicada(s) a totalidade dos respectivos recursos, sem garantia de remuneração mínima e de atualização de valores e sempre estruturados na modalidade de contribuição variável.

PPNG – Provisão de Prêmios não Ganhos.

Prêmio emitido – Valor contabilizado no mês de referência como prêmio emitido. O valor do campo é resultado de: ‘Prêmios de Seguros’ (+) ‘Recuperação de Custos Iniciais de Contratação’ (+) ‘Retrocessões Aceitas’ (-) ‘Prêmios Cedidos a Consórcios e Fundos’.

Prêmio ganho – Valor contabilizado no mês de referência como prêmio ganho. O valor do campo é resultado de: ‘Prêmios Emitidos’ (-) ‘Variação das Provisões Técnicas de Prêmios PPNG/PCC-PPNG/Outras’.

Previdência Privada – Planos de benefícios de caráter previdenciário e têm por objetivo complementar os benefícios oferecidos pelo regime geral de previdência social.

PRONAMPE – Programa do Governo Federal de oferta de crédito para médias e pequenas empresas.

Provisão para sinistros – É a soma do IBNR, PSL e PDR.

PSL – Provisão de Sinistros a Liquidar é constituída mensalmente para a cobertura dos valores esperados relativos a sinistros avisados e não pagos, incluindo os sinistros administrativos e judiciais.

Q

Não há referências para esta letra.

R

Receitas de negócios de Distribuição – Compostos pelas receitas de corretagem de produtos de seguridade negociados através da Caixa Corretora, e pelas receitas de acesso à rede de distribuição e uso da marca CAIXA, denominada BDF (Bancassurance Distribution Fee), taxa cobrada pelo uso do balcão CAIXA antes do início da corretora própria.

Recursos coletados – Parcelas recebidas pela CAIXA Consórcios.

Rede CAIXA – Rede de distribuição da CAIXA.

Resgate – Direito garantido aos participantes e beneficiários de Previdência de, durante o período de diferimento e na forma regulamentada, retirar os recursos da Provisão Matemática de Benefícios a Conceder.

Resseguro – Operação de transferência de riscos de uma cedente – Seguradora – com vistas a sua própria proteção, para um ou mais resseguradores, através de contratos automáticos ou facultativos.

RSPL (ROE) – Retorno sobre o patrimônio líquido médio.

ROE recorrente – Relação entre o lucro líquido acumulado do ano e o patrimônio líquido médio, sendo os valores apurados sem os efeitos não recorrentes.

S

Seguros de Acidentes Pessoais – Seguro com coberturas relacionadas ao risco de acidentes, com coberturas como morte, invalidez parcial ou total e despesas médicas, desde que os sinistros sejam causados por acidente.

Seguro de Vida – Seguro que prevê indenização no caso de sinistro com o titular, além de oferecer serviços assistenciais diversos. Na contratação do seguro de vida, o segurado escolhe o valor e as condições da indenização a ser paga e as pessoas que irão recebê-la.

Seguro Habitacional – Obrigatório por lei e é parte essencial do financiamento imobiliário, servindo para quitar ou amortizar o saldo devedor em caso de morte ou invalidez do segurado.

Seguro Prestamista – Seguro que garante a quitação ou amortização de dívidas vinculadas a operações de crédito ou financiamento assumido pelo devedor, no caso de ocorrência de sinistro coberto, nos termos estabelecidos nas condições contratuais, até o limite do capital segurado contratado.

Seguro Residencial – Seguro que tem como finalidade proteger residências individuais – como casas e/ou apartamentos utilizados como moradia habitual ou de veraneio – contra prejuízos causados por incêndio, queda de raio e explosão. É possível também a contratação de coberturas adicionais como danos elétricos, furto e roubo, danos a terceiros, vendaval, quebra de vidros, colisão de veículos, entre outros, além do serviço de assistência 24 horas.

Serviços Assistenciais – São coberturas que podem ser acionadas pelo segurado por ocorrência de eventos de menor gravidade, como por exemplo: guincho, chaveiro, encanador, eletricista etc. A Assistência pode ser contratada juntamente com algum outro seguro ou separadamente, para coberturas específicas.

SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

T

Taxa média de administração de Consórcio – Relação entre o valor de Taxa de Administração total dividido pelos Recursos Coletados.

U

Não há referências para esta letra.

V

VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre, para designar planos que, durante o período de diferimento, tenham a remuneração da provisão matemática de benefícios a conceder baseada na rentabilidade da(s) carteira(s) de investimentos de FIE(s), no(s) qual(is) esteja(m) aplicada(s) a totalidade dos respectivos recursos, sem garantia de remuneração mínima e de atualização de valores e sempre estruturados na modalidade de contribuição variável.

W

Não há referências para esta letra.

X

XS1 – Holding XS1 é uma parceria firmada junto ao grupo francês CNP Assurances, que possui duas empresas que atuam no ramos de Vida, Prestamista e Previdência: a Caixa Vida e Previdência S.A. e a XS2 Vida & Previdência S.A..

XS2 – XS2 Vida & Previdência S.A. responsável pela comercialização dos produtos de Vida e Prestamista.

XS3 – XS3 Seguros S.A. dedicada a distribuição, divulgação, oferta, a venda e pós-vendas de seguros habitacional e residencial, constituída para a parceria com a Tokio Marine.

XS4 – XS4 Capitalização S.A. tem por objeto social a distribuição, divulgação, oferta, a venda e pós-vendas de produtos de capitalização, constituída para a parceria com a Icatu Seguros S.A.

XS5 – XS5 Administradora de Consórcios S.A. é responsável pela administração de grupo de consórcios, constituída para a parceria com a CNP Assurances.

XS6 – XS6 Assistência S.A. constituída no âmbito do acordo com a Tempo Assist para a exploração do ramo de Serviços Assistenciais na rede de distribuição da Caixa Econômica Federal.

Y

Não há referências para esta letra.

Z

Não há referências para esta letra.

voltar

topo