A Caixa Seguridade é uma Companhia criada com o objetivo de consolidar as participações da Caixa Econômica Federal (“CAIXA”) nas atividades ligadas ao ramo de seguridade: negócios de seguros, previdência aberta, capitalização, consórcios, assistência e planos e seguros de saúde, planos e seguros odontológicos e corretagem de seguros. A Companhia possui, ainda, o direito, outorgado pela CAIXA, de explorar sua rede de distribuição e sua marca.

Caixa Seguradora

A Caixa Seguradora representa a parceria entre a Caixa Seguridade e a francesa CNP para a exploração dos produtos de seguridade no balcão da CAIXA. Controlada pela CNP, que possui uma participação majoritária de 51,75%, e coligada da Caixa Seguridade, com 48,25% de participação, essa parceria é organizada por meio da CNP Seguros Holding S.A. (CNP Seguros Holding), uma sociedade por ações que tem por objetivo a participação em outras sociedades, nacionais ou estrangeiras. Utilizará a marca Caixa Seguradora enquanto estiver administrando a carteira run-off dos produtos comercializados no balcão CAIXA durante a vigência da parceria de 20 anos que encerrou em 2021.

A CNP Seguros Holding atualmente controla as seguintes companhias, que atuam em diferentes ramos de seguridade, de acordo com sua especialização:

  • – A Caixa Seguradora S.A., subsidiária integral da CNP Participações Securitárias Brasil Ltda, iniciou suas atividades em 22 de janeiro de 1973 e atua na exploração de seguros elementares e de vida. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Caixa Seguradora é de 48,25%.
  • – A Youse Seguradora S.A (Youse), uma subsidiária integral da CNP Participações Securitárias Brasil Ltda, foi constituída em 20 de maio de 2016 e tem como objetivo a comercialização de seguros em plataforma digital. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Youse é de 48,25%.
  • – A Companhia de Seguros Previdência do Sul S.A. (PREVISUL) fundada em 1º de agosto de 1906, é subsidiária integral da CNP Participações Societárias Brasil Ltda. e controlada indireta da CNP Seguros, tem como objeto social a exploração e operação de seguros de pessoas e danos, em todo território nacional. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da PREVISUL é de 48,25%.
  • – A Caixa Capitalização S.A. (“Caixa Capitalização”) é controlada diretamente pela CNP Participações Securitárias Brasil Ltda. (51% do capital social) e indiretamente pela CNP Seguros e tem como objeto social atuar na área de capitalização, podendo instituir e comercializar planos de capitalização e participar do capital de outras sociedades, observadas as disposições legais pertinentes. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da PREVISUL é de 24,61%.
  • – A Odonto Empresas Convênios Dentários Ltda (“Odonto”), subsidiária integral da Caixa Seguros Participações em Saúde Ltda, aberta em 03 de maio de 1991 e adquirida em setembro de 2014, tem como objeto social a atuação como operadora especializada em seguros odontológicos. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Odonto é de 48,25%.
  • – A Caixa Consórcios é uma subsidiária integral da CNP Seguros Holding e tem como objeto social a administração de grupos de consórcios, prestação de serviços a terceiros mediante a venda e colocação de cotas de outras administradoras de consórcios, a administração de grupos de outras administradoras de consórcios e a realização de serviços de cadastro, pesquisas e consultoria a outras administradoras de consórcios. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Companhia é de 48,25%.
  • – A Caixa Seguradora Especializada em Saúde S.A. (“CAIXA Saúde”) atua como seguradora especializada em seguro saúde. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Companhia é de 48,25%.
  • – A Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. (Wiz), uma companhia aberta que desenvolve e implementa soluções para potencializar negócios, combinando serviços financeiros e de seguros com as necessidades dos clientes, na qual a Caixa Seguridade detém participação indireta de 12,06%. A Wiz firmou acordo com a Caixa Seguridade para o período de transição de transferência das atividades de corretagem para a corretora própria da Caixa Seguridade e para as empresas selecionadas no processo competitivo co-corretoras para atuação em linhas de negócios da Companhia.

 

Caixa Holding Securitária

Companhia subsidiária integral da CAIXA Seguridade, constituída em 21 de maio de 2015 com o objetivo social de adquirir participações em entidades autorizadas a funcionar pela Superintendência Nacional de Seguros Privados (SUSEP).

 

XS3 Seguros S.A. (“Caixa Residencial”): Companhia constituída em 19 de agosto de 2020, regida pelo Acordo de Acionista celebrado entre a Caixa Holding Securitária S.A. e a Tokio Marine Seguradora S.A. . A Caixa Residencial tem como objeto a distribuição, a divulgação, a oferta, a venda e o pós-venda de produtos de seguros habitacional e residencial desenvolvidos ou que possam vir a ser desenvolvidos pela Companhia. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Companhia é de 75% do capital total.

 

XS4 Capitalização S.A. (“Caixa Capitalização”): Companhia constituída em 19 de agosto de 2020 regida pelo Acordo de Acionista celebrado entre Caixa Holding Securitária S.A e Icatu Seguridade S.A.. A Caixa Capitalização tem por objeto a distribuição, a divulgação, a oferta, a venda e o pós-venda de produtos de capitalização de qualquer modalidade desenvolvidos ou que possam vir a ser desenvolvidos pela Companhia. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Companhia é de 75% do capital total.

Too Seguros, uma empresa regida pelo Acordo de Acionista celebrado entre a Caixa Holding Securitária e BTG Pactual Holding de Seguros Ltda, que tem como objeto social: (a) as operações de seguros de danos e de pessoas; e (b) a participação como acionista ou sócio em outras sociedades ou empreendimentos, exceto em corretora de seguros e que comercializa seus produtos para pessoas físicas e jurídicas na rede de distribuição e nos parceiros do Banco PAN. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Companhia é de 49%.

 

A PAN Corretora Ltda. Regida pelo Contrato Social celebrado entre a Caixa Holding Securitária S.A. e Banco BTG Pactual S.A., presta serviços de corretagem dos produtos da Too Seguros e utiliza a rede de distribuição do Banco PAN e seus canais parceiros para comercializar os produtos de seguridade. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Companhia é de 49%.

 

Holding XS1 S.A.

A Holding XS1 S.A., constituída em 17 de agosto de 2020, regida pelo Acordo de Acionista celebrado entre a Caixa Seguridade, CNP Assurances Participações Ltda, CNP Assurances Brasil Holding Ltda e CNP Assurances S.A. que juntas detêm 51% das ações ordinárias da companhia tem por objeto a participação em sociedades seguradoras e entidades abertas de previdência complementar, autorizadas a funcionar pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP. A participação indireta da Caixa Seguridade no capital da Companhia é de 60% do capital total.

Possui duas empresas operacionais, subsidiárias integrais, que atuam nos ramos de Vida, Prestamista e Previdência:

  • – A Caixa Vida e Previdência S.A. (“Caixa Vida e Previdência”) comercializa produtos de previdência complementar, tendo iniciado suas atividades em 14/03/2000;
  • – A XS2 Vida & Previdência S.A. (“Caixa Vida e Previdência”) responsável pela comercialização de produtos de Vida e Prestamista, com início de operações em 4 de janeiro de 2021.

XS5 Administradora de Consórcios S.A.

A Caixa Consórcios, constituída em 03 de dezembro de 2020, regida pelo Acordo de Acionista celebrado entre a Caixa Seguridade e CNP Assurances Participações Ltda, tem por objeto social a administração de grupo de consórcios na forma da legislação em vigor. A participação da Caixa Seguridade no capital da Companhia é de 75% do capital total.

 

XS6 Assistência S.A.

A Caixa Assistência foi constituída em 23 de outubro de 2020 e é regida pelo Acordo de Acionistas celebrado entre a  Caixa Seguridade e USS Soluções Gerenciadas S.A. Tem por objeto social (i) a distribuição, divulgação, oferta, venda e o pós-venda de serviços de assistência, inclusive para seguradoras, sociedades de capitalização, administradoras de consórcios, seguradoras especializadas em saúde e operadoras de plano de assistência à saúde, (ii) a prestação de serviços de intermediação de serviços de assistência, (iii) assessoria técnica em geral, e (iv) participação societária em outras sociedades.

 

Caixa Corretora

A Caixa Corretora é subsidiária integral da Caixa Seguridade e tem por objeto: (i) a participação em outras sociedades, nacionais ou estrangeiras; (ii) a assessoria e consultoria no ramo de seguros e; (iii) a corretagem e administração de seguros, em todas as modalidades permitidas pela legislação vigente, planos de previdência complementar aberta, títulos de capitalização e outras corretagens fruto dos seguros vendidos no balcão da CAIXA ou extra balcão da CAIXA.

voltar

topo